Base de Conhecimento
Especificações Técnicas
Postado por Marcelo Ayala on 18 February 2014 11:40 AM

Especificações Técnicas
Data do Documento: 17/02/2014

 

Características gerais dos serviços em ambiente compartilhado
 
Para prestação de seus serviços a Cipnet utiliza servidores físicos e virtuais/cloud cujos recursos são compartilhados por vários usuários. Em virtude do compartilhamento de recursos com diferentes usuários esse ambiente não é recomendado para lojas virtuais, aplicações/websites críticos e/ou com alta demanda de tráfego/processamento. Para hospedagem de lojas virtuais e aplicações/websites críticos consulte nosso serviço Cipcluster.
 
 
Atendimento/Suporte Técnico
 
Os servidores/serviços da Cipnet são monitorados 24 x 7. O sistema para abertura de chamados estará disponível 24 x 7. O atendimento telefônico, chat e resposta aos chamados estarão disponíveis em horário comercial (de 2ª. a 6ª. feira, das 08:00hs às 11:45hs e das 13:30hs às 18:30hs – exceto feriados).
 
 
1. Emails POP/IMAP e Emails de Contingência
 
O serviço de e-mails da Cipnet não é destinado para envio de e-mail em massa e não deve ser usado com essa finalidade. Para envio de e-mails em massa e/ou e-mail marketing consulte nosso serviço Cipmailing.
 
1.1. Parâmetros do serviço de e-mails:
  • Mensagens/tráfego por dia por conta: 500 msgs / 300 MB
  • Destinatários por mensagem: 40
  • Tamanho máximo da mensagem: 25 MB
    Política de senhas: mínimo 6 caracteres sendo 4 letras e 2 números, ou 8 caracteres sendo 4 letras, 2 números e 2 caracteres especiais(!, #, $, %, ...)

1.2. Webmail:

O webmail poderá não ser compatível com todos os navegadores/browsers e/ou tablets e smartphones. Navegadores/browsers atualmente suportados: IE6 (interface Básica), IE7, IE8, IE9, IE10, Firefox 2 e superiores, Opera, Safari, Google Chrome.

1.3. Backup:
 
Para os serviços de e-mails pop a Cipnet realiza backups diários em seus servidores, porém, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups. Esta rotina é fornecida como cortesia. Por favor sempre mantenha sua própria cópia de segurança de seu cliente de e-mails.
 
Para os serviços de e-mails imap são efetuados backups diários e mantidos por 7 dias, mediante solicitação prévia do Cliente.
 
O processo de backup poderá ser desativado temporariamente diante de questões técnicas, visando preservar a estabilidade dos serviços.
 
Devido a dinâmica no processo de envio e recebimentos de e-mails e o fato do backup ser executado em determinados horários, mensagens excluídas entre as rotinas de backup não serão passíveis de restauração.
 
 
 
2. Hospedagem de sites
 
O serviço de hospedagem de sites não é destinado para envio e recebimento de arquivos (ftp), armazenamento de backups e não deve ser usado como disco virtual ou para qualquer outra finalidade que não a hospedagem do website e/ou aplicação. O serviço de hospedagem de sites também não deverá ser utilizado para hospedar arquivos diversos daqueles que fazem parte do website e/ou aplicação. Para utilização de espaço como disco virtual, consulte nosso serviço Cipdrive.
 
2.1. Servidores Web disponíveis:
  • Para ambiente Linux, Apache com php versão 5.2 ou superior.
  • Para ambiente Microsoft, Microsoft IIS versão 7.5, frameworks 2.0 e 4.0.
 
2.2. Bancos de dados disponíveis:
  • Para ambiente Linux/Apache, MySQL e Postgres.
  • Para ambiente Microsoft/IIS, MySQL e Microsoft SQL Server Express.
Importante: A Cipnet não manipula o código-fonte do website e/ou aplicação.
 
2.3. Backup:
 
A Cipnet realiza backups diários em seus servidores de hospedagem, porém, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups. Este serviço é fornecido como cortesia. Por favor sempre mantenha sua própria cópia de segurança o que pode ser efetuado acessando seu painel de controle de hospedagem.
 
O processo de backup poderá ser desativado temporariamente diante de questões técnicas, visando preservar a estabilidade dos serviços.
 
Devido a dinâmica no processo inclusão/exclusão de informações no ambiente de hospedagem (arquivos e banco de dados) e o fato do backup ser executado em determinados horários, informações excluídas entre as rotinas de backup não serão passíveis de restauração.
 
 
 
3. Cipmailing
 
A ferramenta de e-mail marketing da Cipnet segue regras contidas no Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing – C@pem. 
 
3.1. Cipmailing Web: 
  • Não é permitido o envio de anexos por meio da ferramenta de e-mail marketing.
  • O tamanho máximo recomendado para uma mensagem é de 12KB.
  • As imagens não devem ser anexadas à mensagem e sim disponibilizadas no servidor.
 
3.1.2. Backup:
 
A Cipnet realiza backups diários em seus servidores do Cipmailing, porém, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups. Este serviço é fornecido como cortesia. Por favor sempre mantenha sua própria cópia de segurança o que pode ser efetuado acessando seu Cipmailing, exportando seus contatos e salvando localmente suas campanhas e relatórios.
 
O processo de backup poderá ser desativado temporariamente diante de questões técnicas, visando preservar a estabilidade dos serviços.
 
 
3.2. Cipmailing Desktop/Gateway:
  • Recomendamos que o total de anexos em uma mensagem seja inferior a 2MB.
  • Serão permitidas até 10 conexões simultâneas com até 90 mensagens cada conexão.
 
 
 
4. Cipnet Backup Online
 
Os arquivos fornecidos pelo USUÁRIO serão encriptados, compactados e enviados aos servidores da CIPNET através de canais denominados ssl, pela internet, a fim de que seja efetuado o  BACKUP.
 
Os serviços de BACKUP serão realizados mediante escolha do USUÁRIO pelo modo de  agendamento que preferir, dentro dos parâmetros oferecidos pelo SOFTWARE de instalação dos serviços. Depois de configurado o agendamento pelo USUÁRIO, o BACKUP será efetuado automaticamente.
 
Os arquivos enviados aos servidores da CIPNET serão armazenados por tempo e modo selecionados pelo USUÁRIO, nos moldes oferecidos pelo SOFTWARE de instalação dos serviços.
 
O USUÁRIO poderá armazenar os arquivos eletrônicos no serviço de BACKUP dentro dos limites e categorias de armazenamento conforme plano contratado.
 
Após a contratação do serviço de BACKUP, o USUÁRIO poderá solicitar o remanejamento de capacidade de armazenamento a ser contratada para cada Usuário ou licença, mediante registro interno do aditivo de objeto.
 
O SOFTWARE de BACKUP poderá sofrer atualizações, sendo de inteira responsabilidade do USUÁRIO as alterações realizadas para fins de atualização sem o consentimento da CIPNET.
 
O USUÁRIO poderá dispor do serviço de BACKUP para:
  1. Acessar o serviço de BACKUP por meio de qualquer computador conectado à rede global de computadores (internet), por período de 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana;
  2. Fazer cópias de segurança e restaurar pastas e arquivos eletrônicos.
  3. Os serviços de suporte técnico disponibilizados pela CIPNET terão por objetivo específico auxiliar o USUÁRIO na solução de problemas relacionados ao:
  4. Cadastro de novos usuários;
  5. Aquisição dos serviços BACKUP;
  6. Utilização do assistente de armazenamento e cópia de segurança programável;
  7. Administração do espaço no serviço BACKUP;
  8. Criação de cópias de segurança de pastas e arquivos eletrônicos;
  9. Substituição, remoção e inclusão de arquivos eletrônicos;
  10. Utilização do SOFTWARE instalado para os serviços de BACKUP.
 
O USUÁRIO fica ciente de que a CIPNET não pré-seleciona o conteúdo a ser armazenado. A seleção dos arquivos destinados ao armazenamento pelos serviços de BACKUP é de exclusividade do USUÁRIO.
 
 
 
5. Cipdrive
 
A configuração de permissões, quando disponíveis, é de responsabilidade do Cliente.
 
O Cliente cujo serviço é disponibilizado através do domínio cipdrive.com.br terá acesso aos seus arquivos por meio de canal seguro com certificado digital (ssl). Para Clientes que utilizarem seu próprio domínio, esse recurso é opcional.
 
Os arquivos são armazenados criptografados em ambiente replicado, de forma que permanentemente existem 3 cópias de cada arquivo como contingência.
 
A disponibilidade do serviço é de 99,9% a cada ciclo de faturamento.
 
 
6. Cipcluster
 
Cipcluster é um conjunto integrado de tecnologias de armazenamento, replicação e agrupamento web queem um único pacote, fornece hospedagem de aplicações e sites com alta disponibilidadebackup  integrado e replicação contínua de dados.
 
6.1. Hospedagem disponível para amibente LAMP (Linux, Apache, Mysql, PHP).
 
Importante: A Cipnet não manipula o código-fonte do website e/ou aplicação.
 
6.2. Backup/Snap Shot de dados:
Cipcluster cria um ambiente replicado continuamente, permitindo que os clientes e administradores de sistemas retornem instantaneamente para qualquer ponto de restauração existente.
 
Importante: Em caso de restauração, qualquer informação inserida após o ponto restaurado será perdida.