Base de Conhecimento
Especificações Técnicas
Postado por Marcelo Ayala on 21 September 2021 05:23 PM

Especificações Técnicas
Data do Documento: 17/02/2014
Revisado em: 23/09/2021

 

Características gerais dos serviços em ambiente compartilhado
 
Para prestação de seus serviços, a Cipnet utiliza servidores físicos e virtuais cujos recursos são compartilhados por vários usuários. Em virtude do compartilhamento de recursos com diferentes usuários esse ambiente não é recomendado para lojas virtuais, aplicações/websites críticos e/ou com alta demanda de tráfego/processamento. Para hospedagem de lojas virtuais e aplicações/websites críticos consulte nosso serviço de Hospedagem em Servidores Cloud Exclusivos.
 
 
Atendimento/Suporte Técnico
 
Os servidores/serviços da Cipnet são monitorados em regime "24 x 7" (24 horas/dia x 7 dias/semana). O sistema para abertura de chamados estará disponível em regime "24 x 7". O atendimento telefônico, chat e resposta aos chamados estarão disponíveis em horário comercial (de 2ª. a 6ª. feira, das 08:00hs às 11:45hs e das 13:30hs às 18:30hs – exceto feriados).
 
Os chamados críticos serão atendidos em até 4 (quatro) horas úteis. Os chamados não críticos serão atendidos em até 1 (um) dia útil.
 
 
1. Emails POP/IMAP e Emails de Contingência
 
O serviço de e-mails da Cipnet não é destinado para envio de e-mail em massa e não deve ser usado com essa finalidade. Para envio de e-mails em massa e/ou e-mail marketing consulte nosso serviço Cipmailing.
 
1.1. Parâmetros do serviço de e-mails:
  • Destinatários por mensagem (endereços de e-mail nos campos Para, Cc e Cco de um único e-mail): 100
  • Destinatários em 5 minutos (quantidade de e-mails enviados no intervalo de 5 minutos ): 250
  • Destinatários em 15 minutos (quantidade de e-mails enviados no intervalo de 15 minutos): 400
  • Destinatários em 30 minutos (quantidade de e-mails enviados no intervalo de 30 minutos): 600
  • Destinatários em 1 hora (quantidade de e-mails enviados no intervalo de 1 hora): 750
  • Destinatários em 1 dia (quantidade de e-mails enviados em um intervalo de 1 dia): 1.500
  • Tamanho da mensagem (tamanho máximo que você pode enviar em um único e-mail utilizando um cliente de e-mail): 50 MB
  • Tamanho da mensagem webmail (tamanho máximo que você pode enviar em um único e-mail utilizando o webmail): 40 MB
  • E-mails recebidos em 5 minutos: (quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 5 minutos): 500
  • E-mails recebidos em 15 minutos: (quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 15 minutos): 1.500
  • E-mails recebidos em 30 minutos: (quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 30 minutos): 2.500
  • E-mails recebidos em 1 hora: (quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 1 hora) 4.000
  • E-mails recebidos em 1 dia: (quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 1 dia): 90.000
  • Política de senhas: mínimo 6 caracteres sendo 4 letras e 2 números, ou 8 caracteres sendo 4 letras, 2 números e 2 caracteres especiais(!, #, $, %, ...)

 

1.2. Webmail:

O webmail poderá não ser compatível com todos os navegadores/browsers e/ou tablets e smartphones. Navegadores/browsers atualmente suportados: IE6 (interface Básica), IE7, IE8, IE9, IE10, Firefox 2 e superiores, Opera, Safari, Google Chrome.

1.3. Backup:
 
Para os serviços de e-mails pop a Cipnet realiza backups diários em seus servidores, porém, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups. Esta rotina é fornecida como cortesia. Por favor sempre mantenha sua própria cópia de segurança de seu cliente de e-mails.
 
Para os serviços de e-mails imap são efetuados backups diários e mantidos por 7 dias, mediante solicitação prévia do Cliente.
 
O processo de backup poderá ser desativado temporariamente diante de questões técnicas, visando preservar a estabilidade dos serviços.
 
Devido a dinâmica no processo de envio e recebimentos de e-mails e o fato do backup ser executado em determinados horários, mensagens excluídas entre as rotinas de backup não serão passíveis de restauração.
 
 
 
2. Hospedagem de sites
 
O serviço de hospedagem de sites não é destinado para envio e recebimento de arquivos (ftp), armazenamento de backups e não deve ser usado como disco virtual ou para qualquer outra finalidade que não a hospedagem do website e/ou aplicação. O serviço de hospedagem de sites também não deverá ser utilizado para hospedar arquivos diversos daqueles que fazem parte do website e/ou aplicação. 
 
2.1. Servidores Web disponíveis:
  • Para ambiente Linux, Apache com php versão 5.2 ou superior.
  • Para ambiente Microsoft, Microsoft IIS versão 7.5, frameworks 2.0 e 4.0.
 
2.2. Bancos de dados disponíveis:
  • Para ambiente Linux/Apache, MySQL e Postgres.
  • Para ambiente Microsoft/IIS, MySQL e Microsoft SQL Server Express.
Importante: A Cipnet não manipula o código-fonte do website e/ou aplicação.
 
2.3. Backup:
 
A Cipnet realiza backups diários em seus servidores de hospedagem, porém, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups. Este serviço é fornecido como cortesia. Por favor sempre mantenha sua própria cópia de segurança o que pode ser efetuado acessando seu painel de controle de hospedagem.
 
O processo de backup poderá ser desativado temporariamente diante de questões técnicas, visando preservar a estabilidade dos serviços.
 
Devido a dinâmica no processo inclusão/exclusão de informações no ambiente de hospedagem (arquivos e banco de dados) e o fato do backup ser executado em determinados horários, informações excluídas entre as rotinas de backup não serão passíveis de restauração.
 
 
 
3. Cipmailing
 
A ferramenta de e-mail marketing da Cipnet segue regras contidas no Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing – C@pem. 
 
3.1. Cipmailing Web: 
  • Não é permitido o envio de anexos por meio da ferramenta de e-mail marketing.
  • O tamanho máximo recomendado para uma mensagem é de 12KB.
  • As imagens não devem ser anexadas à mensagem e sim disponibilizadas no servidor.
 
3.1.2. Backup:
 
A Cipnet realiza backups diários em seus servidores do Cipmailing, porém, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups. Este serviço é fornecido como cortesia. Por favor sempre mantenha sua própria cópia de segurança o que pode ser efetuado acessando seu Cipmailing, exportando seus contatos e salvando localmente suas campanhas e relatórios.
 
O processo de backup poderá ser desativado temporariamente diante de questões técnicas, visando preservar a estabilidade dos serviços.
 
 
3.2. Cipmailing Desktop/Gateway:
  • Recomendamos que o total de anexos em uma mensagem seja inferior a 2MB.
  • Serão permitidas até 10 conexões simultâneas com até 90 mensagens cada conexão.
 
 
 
4. Cipnet Backup Online
 
Os arquivos fornecidos pelo USUÁRIO serão encriptados, compactados e enviados aos servidores da CIPNET através de canais denominados ssl, pela internet, a fim de que seja efetuado o  BACKUP.
 
Os serviços de BACKUP serão realizados mediante escolha do USUÁRIO pelo modo de  agendamento que preferir, dentro dos parâmetros oferecidos pelo SOFTWARE de instalação dos serviços. Depois de configurado o agendamento pelo USUÁRIO, o BACKUP será efetuado automaticamente.
 
Os arquivos enviados aos servidores da CIPNET serão armazenados por tempo e modo selecionados pelo USUÁRIO, nos moldes oferecidos pelo SOFTWARE de instalação dos serviços.
 
O USUÁRIO poderá armazenar os arquivos eletrônicos no serviço de BACKUP dentro dos limites e categorias de armazenamento conforme plano contratado.
 
Após a contratação do serviço de BACKUP, o USUÁRIO poderá solicitar o remanejamento de capacidade de armazenamento a ser contratada para cada Usuário ou licença, mediante registro interno do aditivo de objeto.
 
O SOFTWARE de BACKUP poderá sofrer atualizações, sendo de inteira responsabilidade do USUÁRIO as alterações realizadas para fins de atualização sem o consentimento da CIPNET.
 
O USUÁRIO poderá dispor do serviço de BACKUP para:
  1. Acessar o serviço de BACKUP por meio de qualquer computador conectado à rede global de computadores (internet), por período de 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana;
  2. Fazer cópias de segurança e restaurar pastas e arquivos eletrônicos.
  3. Os serviços de suporte técnico disponibilizados pela CIPNET terão por objetivo específico auxiliar o USUÁRIO na solução de problemas relacionados ao:
  4. Cadastro de novos usuários;
  5. Aquisição dos serviços BACKUP;
  6. Utilização do assistente de armazenamento e cópia de segurança programável;
  7. Administração do espaço no serviço BACKUP;
  8. Criação de cópias de segurança de pastas e arquivos eletrônicos;
  9. Substituição, remoção e inclusão de arquivos eletrônicos;
  10. Utilização do SOFTWARE instalado para os serviços de BACKUP.
 
O USUÁRIO fica ciente de que a CIPNET não pré-seleciona o conteúdo a ser armazenado. A seleção dos arquivos destinados ao armazenamento pelos serviços de BACKUP é de exclusividade do USUÁRIO.
 
 
 
5. Presença Digital
 
O plano Presença Digital é um "combo" envolvendo outros serviços da Cipnet, sobre os quais valem as regras estabelecidas neste documento, agregando o desenvolvimento de uma webpage no conceito de "One Page Site", ou seja, site de página única.
 
Este site de página única é desenvolvido pela Cipnet exclusivamente dentro do pacote. Portanto, o cancelamento do serviço Presença Digital ou qualquer outro serviço associado ao site de página única desenvolvido pela Cipnet implica na exclusão da webpage criada, de forma que a mesma não pode ser migrada para outros servidores externos a Cipnet.
 
 
6. Servidores Cloud Exclusivos
 
Um servidor cloud em ambiente exclusivo é a solução ideal para aplicações que precisam de configurações específicas que não podem ser atendidas em ambientes compartilhados. Nestes servidores, os recursos são disponibilizados exclusivamente para a aplicação do cliente. No entanto, não é permitida a instalação de servidores de e-mail e/ou serviços de e-mails e/ou mensagens em massa.
 
Os servidores cloud também não poderão ser utilizados para armazenar arquivos maliciosos e/ou arquivos que violem direitos autorais, bem como propriedade intelectual de terceiros, sob pena de cancelamento imediato dos serviços por parte da Cipnet, sem a necessidade de notificação prévia.
 
Os servidores cloud poderão ser configurados de acordo com a especificação de cada cliente em termos de memória, processador, espaço em disco, banda e tráfego e estarão sujeitos ao SLA (Service Level Agreement) de cada datacenter onde estiver localizado.
 
Importante: A Cipnet não manipula o código-fonte do website e/ou aplicação instalados em servidores cloud.
 
6.1. Backup:
 
A Cipnet realiza backups diários em seus servidores cloud, porém, não nos responsabilizamos por dados perdidos, tempo, renda ou qualquer outro recurso devido a inconsistência ou falta de backups. Este serviço é fornecido como cortesia. Por favor sempre mantenha sua própria cópia de segurança o que pode ser efetuado acessando seu painel de controle de hospedagem.
 
O processo de backup poderá ser desativado temporariamente diante de questões técnicas, visando preservar a estabilidade dos serviços.
 
Devido a dinâmica no processo inclusão/exclusão de informações no ambiente de hospedagem (arquivos e banco de dados) e o fato do backup ser executado em determinados horários, informações excluídas entre as rotinas de backup não serão passíveis de restauração.