Quando se trata de compartilhamento de arquivos, a maioria dos usuários não tem idéia do que é e não é seguro. Eles não costumam entender porquê o uso de produtos de consumo para enviar informações importantes não é uma prática segura. Estas ferramentas são utilizadas por muitas pessoas todos os dias. Este comportamento pode ser uma ameaça para qualquer empresa. Vamos olhar para algumas questões específicas que os usuários corporativos fazem e o que pode ser feito para mudar isso.
Os usuários corporativos muitas vezes não percebem que o que eles estão fazendo é perigoso. De acordo com GlobalSCAPE, empresa desenvolvedora de softwares de compartilhamento de arquivos, 63% dos funcionários têm usado dispositivos de armazenamento remotos, como drives USB e telefones celulares para transferir arquivos confidenciais de trabalho, e 45% usaram sites de consumo, como DropBox para enviar informações confidenciais sobre o trabalho. Estes são produtos de armazenamento simples que não são projetados para proteger informações importantes da empresa. Se eles percebecem o quão vulnerável este comportamento é para a empresa não estariam fazendo isso. E não basta fazer uma mudança de política para corrigir esse problema. Nas empresas que possuem políticas para o envio de arquivos, 62% dos funcionários ainda usam dispositivos remotos e 39% fazem uso de sites de compartilhamento de arquivos genéricos. Enquanto os usuários corporativos estiverem usando estas ferramentas, a segurança no sistema da empresa estará sob risco.
As pessoas querem usar ferramentas de compartilhamento de arquivos que sejam fáceis de usar como o Dropbox. Elas precisam de uma opção simples que também seja segura para a empresa. É aí que o Cipdrive, o disco virtual corporativo da Cipnet pode ajudar. É uma ferramenta de armazenamento e compartilhamento seguro de arquivos, que facilita o dia-a-dia dos funcionários sem comprometer a segurança dos dados da empresa. No Cipdrive, todas as atividades serão monitoradas utilizando o registro de atividades, os diversos níveis de permissões e o provisionamento centralizado de usuários.
Converse com sua equipe sobre os perigos do compartilhamento de dados sensíveis através de ferramentas de uso geral. Entre em contato conosco se você está interessado em aprender como aumentar a segurança da sua empresa, sem criar dificuldades para seus funcionários.
|